Segue os padrões da Biblioteca Nacional, garantido assim a portabilidade dos dados (UNIMARC, ISO2709, XML, etc.) e a resposta a todas as estatísticas requeridas pelo IPLB.
Permite a exportação e importação de registos bibliográficos e o acesso às tabelas das bases de dados de suporte aos vários módulos.
Utilização de tecnologias e ferramentas de programação de última geração, permitindo integrar num único ambiente WEB todos os módulos existentes, mantendo-se as funcionalidades que antes apenas se podiam observar em programas distribuídos (plataforma Windows).
Custo inferior às diferentes opções do mercado, mesmo as que se designam e baseiam no chamado “software livre”. Se está indeciso entre o chamado "software livre" e um produto comercial, não se esqueça que tudo tem um preço. Faça as contas e compare!
Produto nacional, a sua utilização/aquisição contribui, fomenta e promove a indústria nacional de software e o desenvolvimento e aprendizagem de novas tecnologias na área dos sistemas de informação.
Estas são as qualidades que definem o biblio.NET.
A estrutura dos dados bibliográficos está conforme o formato UNIMARC o que garante a portabilidade destes, mesmo entre sistemas heterogéneos.
Toda a gestão e operação dos vários módulos é feita através de uma interface WEB. Não requer a instalação a nível local de qualquer software específico à excepção de um browser (ex: Internet Explorer).
A aplicação, assim como as bases de dados, são instaladas numa única máquina (servidor), podendo ser partilhada em tempo real por uma comunidade de utilizadores.
Este conceito permite na mesma instalação, possam coabitar várias bibliotecas com bases de dados comuns (ou não) e com requisitos em termos administrativos independentes.
Permite a gestão de bases de dados em múltiplos formatos (UNIMARC, MARC21, XMARC). O funcionamento dos formatos de apresentação, pesquisa e toda a interação com o utilizador funcionam da mesma maneira.
O sistema é modular, permitindo o licenciamento e aquisição apenas dos módulos necessários ao funcionamento de um serviço, podendo em qualquer altura ser feita a aquisição de outros módulos.
O biblio.NET está dividido em vários módulos que, todos juntos, reflete uma forma de gestão organizada.
Módulo principal em todo o processo de tratamento bibliográfico. Permite processar todas as tarefas de gestão das bases bibliográficas (inserção, eliminação, alteração de registos), criação de índices de pesquisa, etc. Permite abrir várias bases de dados com diferentes estruturas de metadados, definidas no Módulo de administração de Bases de Dados (formato UNIMARC, MARC21, etc). Disponibiliza ainda ferramentas de pesquisa avançada, utilitários e ferramentas de administração (captura de registos MARC, alterações globais, etc).
Permite gerir todo o processo de empréstimo de documentos da biblioteca (empréstimo, devolução, reserva, renovação, pedido de fotocópias, etc. Permite um elevado nível de parametrização personalizada a cada entidade de forma a refletir os diversos regulamentos das bibliotecas.
Permite gerir Grupos e Utilizadores, relativamente a senhas de acesso, políticas de acesso e dados dos utilizadores staff (permissões de acesso aos módulos e funcionalidades). Permite a definição de bibliotecas, bases de dados e as relações entre elas.
Este módulo, parte integrante do sistema biblio.NET tem como objetivo disponibilizar aos utilizadores avançados uma ferramenta de extração de dados capaz de produzir um conjunto ilimitado de relatórios (listas, estatísticas, etc), a partir dos dados das tabelas dos vários módulos. Para uma melhor utilização é necessário conhecer em profundidade toda a organização do sistema e bases de dados.
Mas nem sempre o acesso a esses ficheiros é livre. Nesse sentido e para situações que requerem um controlo no acesso aos ficheiros por vários critérios (copyright, controlo do nº de visualizações, etc.) foi desenvolvido um novo módulo biblio.NET designado Gestão de Repositórios de Ficheiros com o objetivo de armazenar em base de dados (e não e pastas) qualquer tipo de ficheiro e controlar o seu acesso com base em determinados critérios a definir pela instituição (por IP, datas, intranet, etc.).
O armazenamento de ficheiros num sistema com acesso na WEB pode ser feito de várias formas e normalmente disponível através de um simples URL. Caso se trate de ficheiros com acesso reservado estes ficam acessíveis através de um URL, de motores de pesquisa, etc. Por outro lado pode ser interessante para a instituição contabilizar o nº de visualizações.
Atualmente a tecnologia pode ser uma aliada neste empreendimento, pelo que o Módulo de Inventário vem permitir a análise sistematizada de um conjunto de dados obtidos no levantamento dos números de registo (códigos de barras) e sua comparação com as bases de dados bibliográficos e base de movimentos do Módulo de Circulação e Empréstimo. Isto irá simplificar o processo e permitir a obtenção de relatórios de análise referentes a documentos em falta, documentos mal arrumados, documentos nunca emprestados, etc.
O processo de inventário numa biblioteca tem como objetivos básicos a contagem dos exemplares em estante e o apuramento de documentos desaparecidos, fora da biblioteca por empréstimo ou simplesmente fora do seu lugar. Ao longo dos séculos foi uma atividade sempre presente nas bibliotecas, sendo fundamental para o controlo das suas coleções.
Módulo de contadores para registo/contagem de eventos da biblioteca. Permite a parametrização de múltiplos eventos e a estatística por ano, mês, dia e hora. Por exemplo, nº de utilizadores entrados na biblioteca, visitas de exposições, etc.
Módulo de monitorização de atividades e execução de tarefas dos diversos módulos (exemplo de tarefas a serem executadas em background, etc.). Possibilidade de agendamento de tarefas e auxiliar no bom funcionamento de todo o sistema biblio.NET®.
OPAC - Integrado com os módulos de Catalogação e Empréstimo, este módulo, permite disponibilizar o serviço de consulta do catálogo via WEB. Integra ainda outros serviços on-line essenciais, como por exemplo: o registo de leitores, consulta de movimentos, reservas e renovações.
O valor do novo produto depende da tipologia da biblioteca (escola, biblioteca pública, universidade, etc) e dos serviços adquiridos (instalação/migração e formação). Contacte a Bibliosoft através do Email bibliosoft@bibliosoft.pt e solicite uma proposta.
Pode aceder a uma versão de demonstração e testar todas as funcionalidades. Outra alternativa, é a instalação num servidor a fornecer pela instituição. Basta que contacte por email a Bibliosoft e combine a sua preferência.
Versão de demonstração em linha:
(solicite o nome do utilizador e senha à Bibliosoft)
Documentos e notas ténicas à sua disposição para download. Que nenhuma questão fique por responder.