Bibliosoft

Sistema integrado para gestão de bases de dados bibliográficos

Versão Windows | Bases de dados CDS/ISIS

A distribuição do Bibliobase teve início em 2000, tendo sido adquirido por mais de 1000 instituições nas mais variadas tipologias: Bibliotecas Públicas, Escolares, Universidades, Instituições do Sector Público e do Sector Privado.

Desenvolvido para funcionar em ambiente Microsoft Windows, com interfaces simples, amigáveis, intuitivas, um sistema de ajuda constante em cada campo e subcampo de dados, bem como uma validação de dados de um registo de informação, de modo a garantir a qualidade e integridade dos registos na base de dados. É composto por um conjunto de programas (módulos), onde a normalização e a qualidade dos dados é um imperativo. Pelas suas características este sistema pode ser utilizado por profissionais ou utilizadores sem um conhecimento profundo do formato UNIMARC, estando contudo garantida a estrutura dos dados introduzidos de acordo com as normas estabelecidas internacionalmente. Pela forma como a aplicação apresenta os dados (estruturados em campos e subcampos), facilita o processo de aprendizagem e compreensão do formato UNIMARC.

Atenção:

  • Apesar de continuar a ser utilizado e distribuído, este produto não tem mais actualizações

Os módulos Bibliobase

O Bibliobase está dividido em vários módulos que, todos juntos, reflete uma forma de gestão organizada.

Módulo de Catalogação e Pesquisa

Permite a gestão das bases de dados bibliográficos. Este módulo possui inúmeras funcionalidades disponíveis na edição e gestão das bases de dados que, além de garantirem a criação de registos normalizados (formato UNIMARC, ou outro formato MARC), facilitam a cooperação ao nível da troca de informação bibliográfica.

Deste módulo destacamos: possibilidade de utilizar múltiplos formatos MARC (UNIMARC, MARC21, etc.), funcionalidade COPY&PASTE de registos, cópia de registos em formatos MARC para a bases de dados locais a partir de catálogos disponíveis na Internet, impressão de listagens especiais (como por exemplo, catálogos, índices, estatísticas da base de dados, detecção de registos duplicados, etc.), possibilidade de preenchimento de campos a partir de bases de dados de conteúdos (autoridades, thesaurus, listas, etc.), utilitários diversos.

Módulo de Circulação e Empréstimo

Tem como objectivo gerir todas as rotinas inerentes a actividade de empréstimo numa biblioteca.
Apesar de ser de fácil utilização este módulo possui características ímpares em termos de funcionalidade e capacidade de parametrização. A partir dos registos criados pelo Módulo de Catalogação e dos leitores inscritos, este módulo gere todos os tipos de transacções, como por exemplo, empréstimo domiciliário, leitura de presença, reservas, renovações, entradas e saídas da biblioteca.

A partir dos dados armazenados é possível obter inúmeras listagens e estatísticas, como por exemplo: Top dos documentos mais lidos, histórico de um leitor ou documento, movimentos por ano, mês, dia e hora, etc.

Módulo de Gestão de Publicações Periódicas

Este módulo funciona integrado com o Módulo de Catalogação e Pesquisa e permite o registo das existências de publicações periódicas. Deste modo, é possível controlar os vários nºs de uma colecção, quando entraram na biblioteca, se estão em falta, etc.

Este tipo de base de dados pode ser utilizado na Interface de Pesquisa para a WEB.

Módulo de Gestão de Inventário

Foi desenvolvido com o objectivo de permitir a produção de relatórios para análise a partir das existências e movimentos associados (empréstimo). É uma ferramenta muito útil para todas as bibliotecas que regularmente têm de fazer ao inventário.

Módulo de Impressão de Códigos de Barras

Permite a impressão de etiquetas com cotas ou códigos de barras em papel autocolante que podem ser utilizadas na identificação dos documentos e cartão de leitor. Este módulo, integrado no Módulo de Catalogação e Pesquisa e Módulo de Circulação e Empréstimo, pode utilizar impressoras dedicadas ou criar ficheiros especiais para impressão noutras aplicações em impressoras laser ou jacto de tinta.

Caso os documentos e leitores estejam identificados com códigos de barras, as operações associadas ao empréstimo são executadas de uma forma quase automática (deve ser utilizado um leitor de código de barras).

Informações adicionais para a aquisição

Como adquirir?

O valor do novo produto depende da tipologia da biblioteca (escola, biblioteca pública, universidade, etc) e dos serviços adquiridos (instalação/migração e formação). Contacte a Bibliosoft através do Email bibliosoft@bibliosoft.pt e solicite uma proposta.

Requisitos técnicos

Servidor:

  • Windows Vista ou superior
  • Ram : 2GB (ou superior), Leitor de CD/ROM, DVD
  • Espaço em disco: 100Mb para instalação da aplicação. O espaço ocupado pelos dados (depende do nº de registos, utilizadores, crescimento, etc.

Apoio Técnico

Documentos e notas ténicas à sua disposição para download. Que nenhuma questão fique por responder.

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