Permite obter informação actualizada em tempo real da disponibilidade de um recurso dentro da biblioteca.
Complementa outros serviços biblio.NET (como por exemplo OAI-PMH Gateway e outros).
É WEB API (RESTful) que expõe alguns dados dos exemplares das bases de dados bibliográficos geridos pelo Módulo de Catalogação e pelo Módulo de Empréstimo do biblio.NET a outros serviços.
Serviço exclusivo para quem possui o produto biblio.NET e pretende disponibilizar um serviço para que outros sistemas de descoberta.
Tem como base a tecnologia WEB API REST ("Representational State Transfer") que se baseia num protocolo de comunicação sem estado (stateless). Os dados são obtidos em XML ou JSON.
RTAC é um acrónimo usado por alguns sistemas de descoberta que significa Real Time Availability Checking. Como complemento a outros serviços biblio.NET (como por exemplo OAI-PMH Gateway e outros) o serviço BnetRTACService tem como objetivo obter informação actualizada em tempo real da disponibilidade de um recurso dentro da biblioteca.
Este serviço disponibiliza vários métodos que, ao serem chamados obtêm informações acerca do estado actual do empréstimo (disponível, emprestado, etc), se está desaparecido, em encadernação, etc.
O serviço biblio.NET RTAC Service é uma WEB API (RESTful). Quando instalado expõe alguns dados dos exemplares das bases de dados bibliográficos geridos pelo Módulo de Catalogação e pelo Módulo de Empréstimo do biblio.NET a outros serviços. Os metadados expostos servem apenas para saber em tempo real a disponibilidade o exemplar.
O biblio.NET RTAC Service tem como base a tecnologia WEB API REST. REST significa "Representational State Transfer". É um estilo de arquitectura de software que se baseia num protocolo de comunicação sem estado (stateless), mais comumente, HTTP. O REST estrutura dados em XML, YAML ou qualquer outro formato que seja legível por máquina, mas geralmente o JSON é mais usado.
O biblio.NET RTAC Service é instalado no servidor onde reside o biblio.NET. Depois de instalado e configurado, pode ser chamado e integrado a partir de outros sistemas. Os dados devolvidos pelos serviços são em JSON ou XML. Para integrar este serviço basta fornecer o endereço às entidades que pretendem aceder.
A todas as instituições que possuem o sistema biblio.NET e pretendem colaborar em projetos onde a interoperabilidade é um requisito fundamental.
O valor do novo produto depende da tipologia da biblioteca (escola, biblioteca pública, universidade, etc) e dos serviços adquiridos (instalação/migração e formação). Contacte a Bibliosoft através do Email bibliosoft@bibliosoft.pt e solicite uma proposta.
Pode aceder a uma versão de demonstração e testar todas as funcionalidades. Outra alternativa, é a instalação num servidor a fornecer pela instituição. Basta que contacte por email a Bibliosoft e combine a sua preferência.
Versão de demonstração em linha:
Documentos e notas ténicas à sua disposição para download. Que nenhuma questão fique por responder.