Caraterísticas gerais

Normalizado, web-based, centralizado, multi-entidade,
multi-grupo, multi-base

Estas são alguns dos aspectos mais relevantes que caraterizam o biblio.NET

 

  • Sistema web-based - Toda a gestão e operação dos vários módulos é feita através de uma interface WEB. Não requer a instalação a nível local de qualquer software específico à excepção de um browser (Internet Explorer). Deste modo, e desde que se tenha acesso à internet, todas as funções de gestão e administração do sistema podem ser executados a partir de qualquer ponto
     
  • Centralizado  - A aplicação assim como as bases de dados são instaladas numa única máquina (servidor), podendo ser partilhada em tempo real por uma comunidade de utilizadores. Operações, como por exemplo, recolha de dados, pesquisa, empréstimo podem ser executadas em simultâneo por vários utilizadores (credenciados) e a partir de qualquer parte do mundo.
     
  • Multi-entidade - Este conceito permite na mesma instalação, gerir várias entidades (bibliotecas) com bases de dados comuns (ou não) e com requisitos em termos administrativos independentes. Neste contexto, incluem-se os dados relativos a políticas de empréstimo, aquisições, etc., Por exemplo, um agrupamento de escolas, uma biblioteca pública com vários pólos, faculdades de uma mesma universidade, etc.
     
  • Multi-grupo - Cada entidade pode gerir os seus utilizadores (staff) e associá-los a diferentes grupos com caraterísticas e exigência específicas. Este tipo de organização facilita as operações de gestão e administração de um sistema centralizado.
     
  • Multi-base - Uma entidade pode possuir e gerir múltiplas bases de dados. Os dados podem ser armazenados em diferentes bases de dados. O utilizador tem ao seu dispor uma opção que lhe permite criar novas bases de dados a partir das estruturas predefinidas. Em termos de acesso às bases, o sistema deve permitir a definição de regras de acesso: ou seja, deve ser possível definir quem pode e não pode aceder a uma base de dados (permitir ou negar o acesso a: todos, grupos, utilizadores)
     
  • Multi-formato - Permite a gestão de bases de dados em múltiplos formatos (UNIMARC, MARC21, XMARC). O funcionamento dos formatos de apresentação, pesquisa e toda a interação com o utilizador funcionam da mesma maneira. Em termos de administração, o acesso a esta definição é reservado e contempla a definição dos elementos chave da base de dados (caraterização) – Por exemplo: campos, subcampos, regras de preenchimento dos campos/subcampos, ligação dos campos a índices, validações, modelos de recolha de dados, formatos de visualização, formatos de impressão, índices de pesquisa e respetiva definição (campos), etc.

 

 

Outras características
 

  • Sistema aberto - Esta versão assenta numa base de dados relacional e aberta. Através de ferramentas de gestão incluídas nos vários módulos, é possível a importação e exportação de vários tipos de dados. Através do formato normalizado para troca de registos (ISO2709) ou formatos internos mas abertos, é possível importar ou exportar registos.
     
  • Sistema normalizado - A estrutura dos dados bibliográficos está conforme o formato UNIMARC o que garante a portabilidade destes, mesmo entre sistemas heterogéneos. Em termos de descrição bibliográfica, estão disponíveis vários formatos de apresentação de acordo com os standards (ISBD, NP405, etc.)
     
  • Sistema modular - O sistema é modular, permitindo o licenciamento e aquisição apenas dos módulos necessários ao funcionamento de um serviço, podendo em qualquer altura ser feita a aquisição de outros módulos.
     
  • Portabilidade de versão – para os utilizadores BIBLIObase está garantida a conversão dos registos bibliográficos, leitores e movimentos. Para outros produtos a Bibliosoft garante a conversão após avaliação dos dados e bases de dados.
     
  • Suporte de UNICODE
     
  • Exportação/Importação de registos em formato ISO2709 (e outros formatos)

 

 


NOTA: Alguns módulos ou funcionalidades podem não estar disponíveis ou desenvolvidas na sua totalidade na versão de lançamento.


 

Próximas Formações
Últimas Actualizações e Downloads
Serviço de apoio remoto: intervenções técnicas no cliente efectuadas remotamente.
Siga-nos e Subscreva-nos